No momento você está vendo 35 anos de Roraima: conheça o trabalho do MDB pelo Estado
Romero Jucá ajudou na implantação do novo Estado

35 anos de Roraima: conheça o trabalho do MDB pelo Estado

No dia 5 de outubro, é o aniversário de 35 anos de Roraima. E o MDB faz parte desta história. A decisão de elevar o Ex- Território à categoria de Estado veio no governo do então presidente José Sarney, que é do MDB. 

Além de indicar o atual presidente do MDB RR, Romero Jucá, como o governador de transição, o presidente deu todo o apoio para a organização do novo Estado. Assim, o MDB faz parte da história dos 35 anos de Roraima.

Romero Jucá foi governador de Roraima entre 1988 e 1990
Romero Jucá ajudou na implantação do novo Estado

Em um ano e meio de gestão, que durou de 15 de setembro de 1988 a 2 de abril de 1990, Romero Jucá organizou os serviços públicos, bem como a gestão administrativa do Estado. Para tanto, ele fez o enquadramento de mais de 12 mil pessoas com o Parecer FC-3. Assim, parte dos servidores foram para a União.

Na saúde, o governador Romero Jucá concluiu as obras do Hospital Geral de Roraima, a ampliação da Maternidade, a construção do primeiro Hospital de Rorainópolis, que ainda era a Vila do Incra, bem como as Unidades Básicas de Saúde nos municípios do interior. 

Ele ainda criou o Programa Água para Todos. Assim, a água tratada e encanada chegou a mais de 50 mil pessoas na capital e 20 mil no interior. E para formar a mão de obra do Estado, ele implantou a Universidade Federal de Roraima, que fez o seu primeiro vestibular em 1990.

35 anos de Roraima: a soja como matriz produtiva

Outro desafio do novo Estado era criar uma matriz produtiva. Para isso, o então governador trouxe a cultura da soja para Roraima. “A gente viu que a produção da soja aqui tinha muito potencial. Ou seja, nós tínhamos as terras, as condições naturais e gente para plantar”.

José Sarney participou da primeira colheita da soja em Roraima
A primeira colheita da Soja foi em 1990

O prédio do HGR ficou pronto em março de 1990. E a sua inauguração teve a presença do então presidente José Sarney. Assim, na sua vinda ao Estado, o presidente autorizou a implantação da UFRR, fez a primeira colheita de soja e a entrega do prédio do HGR.

O novo Estado precisava de energia e segurança

Outra necessidade do Estado era a organização do serviço de energia. Conforme Romero Jucá, quando ele chegou ao Estado, todos os dias faltava luz. E isso acontecia porque a CERR não tinha as condições de gerar a energia para atender a toda população.

Ele conta que a solução veio com o apoio do Governo Federal. “Com a Eletronorte, a gente trouxe o Governo Federal para cuidar da nossa energia e isso atendeu às nossas necessidades por um bom tempo”. 

O governador Romero Jucá também melhorou a segurança pública. Na sua gestão, ele dobrou o efetivo da Polícia Militar de Roraima, que passou de 750 para 1.500 policiais. E da mesma forma, ele comprou equipamentos e 55 viaturas. Com isso, a PMRR passou a atender a capital e os municípios que haviam na época.

35 anos de Roraima: o trabalho continuou no Senado Federal

No Senado Federal, Romero Jucá também foi importante nesses 35 anos de Roraima. Assim, fazem parte do seu trabalho no Congresso Nacional, ações como a aprovação da Emenda Constitucional 98 que garantiu o enquadramento para quem trabalhou no Ex- Território entre 1988 e 1993. 

Promulgação da emenda Constitucional 98 que garantiu o direito ao enquadramento
A EC 98 garantiu o direito ao Enquadramento

Da mesma forma, ele ajudou com a regularização fundiária. Em 2009, atuou na transferência de seis milhões de hectares de terras da União para o Estado. E da mesma forma, em 2018, com a transferência de 412.500 hectares das glebas Equador e Ereu.

O ex- senador se tornou o parlamentar que mais recursos trouxe para o Estado. Assim, os municípios foram atendidos com os recursos para as obras de infraestrutura e a construção de equipamentos públicos.

O município de Rorainópolis, por exemplo, ganhou a Feira Amazon Dalva. Em São Luís, o Parque de Vaquejada é resultado dessa parceria. No município de Mucajaí, a revitalização da Praça Chaguinha Bahia e a construção de mais de 450 casas populares são parte desse trabalho.

Em Caracaraí, ele ajudou com a construção e revitalização do Complexo Orla. Já os municípios de Iracema e São João da Baliza ganharam as suas Vilas Olímpicas. O Amajari, por sua vez, ganhou uma rodoviária e a Praça do Tepequém. E no Cantá, praticamente toda a infraestrutura do município veio com o apoio de Romero Jucá.

Boa Vista é o maior exemplo de trabalho do MDB

“Eu sempre trabalhei buscando recursos federais para ajudar os nossos municípios. Foi assim, que nós fizemos muitas obras e ações para melhorar a vida das pessoas. E Boa Vista é o maior exemplo disso”.

Na capital, o trabalho de Romero Jucá está em todo o lugar. Nesses 35 anos de Roraima, ele ajudou na construção de praças e parques, de escolas e creches, além de várias unidades de saúde. A parceria de trabalho ajudou na construção, na reforma e na ampliação do Hospital da Criança.

O Parque do Rio Branco transformou o centro de Boa Vista
O Parque do Rio Branco é trabalho do MDB

Da mesma forma, bairros inteiros ganharam obras de infraestrutura como o Cidade Universitária, o Jardim Tropical e o Pedra Pintada, por exemplo. E hoje, o Parque do Rio Branco é o símbolo da transformação que o MDB fez em Boa Vista.

A ação do MDB salvou o Estado em 2018

O MDB foi decisivo para a economia e a ordem em Roraima. Em 2018, o governo atrasou os salários e isso afetou a segurança pública. A crise política e econômica levaram o Governo Federal a tomar uma decisão extrema.

Assim, em 10 de dezembro de 2018, o então presidente Michel Temer decretou a intervenção federal total no Estado. “Em 2018, a situação de Roraima era muito grave. Então, o senador Romero Jucá me procurou para buscar uma solução. Logo, eu decretei a intervenção e, a pedido dele, nomeei o governador eleito como o interventor”.

Michel Temer ajudou Roraima com a intervenção federal
A intervenção federal salvou o Estado

Com isso, a União pôde então, assumir as despesas do Estado. Em 17 de dezembro de 2018, Michel Temer publicou a MP 864/2018 que repassou R$ 225,7 milhões para Roraima. O valor ajudou a pagar os três meses de salários atrasados, o 13º e ainda o ICMS dos municípios. 

Para Romero Jucá, a medida trouxe de volta a estabilidade econômica e a capacidade de crescimento ao Estado. “A folha de pagamento do Governo é uma fonte importante para a economia local. E sem esse apoio, não haveria condições de o novo governo trabalhar”.

Ainda segundo ele, o MDB vai continuar o trabalho pelo crescimento de Roraima. “O MDB sempre ajudou no desenvolvimento do Estado. Dessa forma, nesses 35 anos, nós participamos de grandes decisões e fizemos muitas as obras e ações que melhoram a vida das pessoas. Então, o nosso compromisso é seguir com esse trabalho”. 

Conheça os legados de Romero Jucá para Roraima