No momento você está vendo Teresa Surita é pré-candidata ao Governo de Roraima

Teresa Surita é pré-candidata ao Governo de Roraima

A ex- prefeita Teresa Surita é a pré-candidata do MDB ao Governo de Roraima nas eleições 2022. Conforme ela, a sua principal meta é fazer pelo Estado como fez em Boa Vista. Após cinco mandatos no comando da Prefeitura de Boa Vista, ela terminou a sua gestão em 2020, com cerca de 80% de aprovação popular. Juntamente com Teresa, o MDB confirmou o deputado federal Édio Lopes (PL) como o pré-candidato a vice-governador.

A reunião executiva do MDB foi transmitida via redes sociais para, dessa forma, evitar aglomerações. Contudo, o partido reuniu presencialmente, apenas seus pré-candidatos e lideranças municipais.

Teresa fala em sonho de ver Roraima igual a Boa Vista

Ao discursar, Teresa falou sobre a família, o carinho pelas crianças, pelos jovens e os desafios da vida adulta. Segundo ela, o papel do governante é pensar, acima de tudo, nas pessoas. Como prefeita, Teresa criou políticas públicas que atendem desde a infância até os projetos de geração de renda e empregos.

Por isso, Boa Vista se tornou a capital da primeira infância. Além disso, ações como o Projeto Crescer, devolveram aos jovens a possibilidade de conquistar uma vida melhor. Com Teresa, a saúde, a educação, a segurança e outras áreas também avançaram na capital.

Com coração e trabalho, Teresa Surita é pré-candidata

O discurso de Teresa foi cheio de emoção e esperança. A sua mensagem é que se foi possível transformar Boa Vista para melhor, dá pra fazer o mesmo pelo Estado. Teresa Surita liderou a transformação na capital que tem 65% da população de Roraima, com um orçamento cinco vezes menor que o do Governo.

“Aquele que governa, deve acima de tudo, ver cada pessoa e enxergar o problema do outro como se fosse seu. É assim que se melhora tudo, a educação, a saúde, a segurança. Com o olhar e com o coração, no lugar certo, é que transformamos a nossa realidade e podemos dar às pessoas oportunidades reais de melhorar suas vidas, não apenas em propagandas de TV ou em véspera de eleição”.

Teresa também falou da educação de Boa Vista. A capital é referência na área com a 5ª melhor educação do Brasil.

“Para mudar de verdade a educação, não é só pintar uma escola ou dar um aumento de salário em véspera de eleição. É necessário cuidar de tudo, olhar a educação como um processo complexo que envolve a situação das famílias, das crianças, dos jovens, os ambientes de aprendizado, os profissionais de educação e os espaços públicos voltados para a convivência. Em Boa Vista trabalhamos todos os aspectos, até que se tornou referência nacional e internacional, transformando-se na capital da primeira infância, estando hoje entre os primeiros cinco lugares no ranking de melhor ensino fundamental do Brasil”.

Mais saúde e tratamento humano

Sobre a saúde, Teresa Surita é pré-candidata ao Governo para melhorar o acesso da população e humanizar o atendimento.

“Não dá para deixar a manutenção de um hospital chegar ao ponto de ele alagar ou de chover em cima dos doentes. Não pode deixar faltar remédio, ao mesmo tempo em que contratos são superfaturados. Do mesmo modo, não dá para ter milhões na conta do governo e quase 10 mil pessoas na fila para fazer uma cirurgia. Isso, é inadmissível! Isso é falta de humanidade e de respeito”.

Edio Lopes afirmou o apoio do PL e do presidente Jair Bolsonaro à pré-candidatura de Teresa

Edio Lopes, o pré-candidato a vice-governador, falou sobre os próximos desafios ao lado de Teresa. Ele, que anda por todo o Estado, conhece os problemas das pessoas.

“É um privilégio viver esse momento com você, Teresa. Nós que andamos todo esse Estado, vimos nessas pessoas um olhar de esperança de dias melhores. A esperança, assim, traz uma outra palavra chamada coragem. Temos, desse modo, a coragem pra enfrentar todos os problemas do Estado. E temos que nos indignar com a fila de cirurgias, com a educação que está abandonada em Roraima, entre outros problemas”.

Time MDB aprova o nome de Teresa

A pré-candidatura de Teresa Surita foi aprovada por unanimidade pela executiva estadual. Conforme o presidente do MDB em RoraimaRomero Jucá, ela está preparada para comandar o Estado.

“Esse Estado pode ser melhor. O povo de Roraima precisa de respeito e cuidado. A gente anda pelo interior e há muitas pessoas jogadas a própria sorte. Então, o único alento que sobra e elas, é na época de eleição ter uma vicinal raspada. É quando entregam uma cesta básica. No entanto, elas merecem muito mais”.

Jucá fala que Teresa é a melhor para Roraima

Romero Jucá também agradeceu a contribuição do deputado federal Edio Lopes ao projeto do MDB. “A Teresa faz o melhor, porque as pessoas merecem o melhor. O mesmo orgulho que as pessoas têm em falar que são de Boa Vista, as pessoas têm que ter em falar que moram em Roraima. E o deputado Edio é um parceiro e vai nos ajudar nessa caminhada. Porque ele conhece todo o Estado e sempre trabalhou pelas pessoas”.

Mais apoio

Outros membros do MDB também deram o seu apoio à Teresa. Entre eles, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, que falou sobre o jeito que ela trabalha.

“Eu aprendi muito com a Teresa. Ela não trabalha só em ano de eleição, e tornou Boa Vista uma das melhores cidades do país. Então, isso se chama legado. Sendo assim, ela é a pessoa mais preparada para governar o Estado”.

Do mesmo modo, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, colocou a pré-candidatura de Teresa como uma prioridade para o partido. “Eleger a Teresa é valorizar a mulher na política. É fazer um movimento para que as mulheres possam influenciar cada dia mais, a nossa política”.

Trabalho para mostrar

Veja a trajetória e ações de Teresa:

  • No ano de 1992 foi eleita a prefeita de Boa Vista pela primeira vez. Ela teve 43% dos votos válidos, de um total de 25.054;
  • Em 2000 ela foi eleita prefeita de Boa Vista com 44,37% dos votos válidos, de um total de 36.101 votos;
  • Reeleita em 2004 com 56,71% dos votos válidos, de um total de 63.024 votos;
  • No ano de 2012 foi eleita prefeita de Boa Vista pela quarta vez com 39,26% dos votos válidos, de um total de 57.066 votos;
  • Em 2016, do mesmo modo, foi eleita para o 5º mandato com 79,39% dos votos válidos, um total de 121.148 votos

DEPUTADA FEDERAL

Foi eleita duas vezes:

  • 1990 (49ª Legislatura) 
  • 2010 (54ª Legislatura)

Destaques na Gestão

Na Prefeitura, ela criou programas e ações que melhoraram a vida das pessoas. Como por exemplo, o Família que Acolhe. Uma política pública para a Primeira Infância que colocou Boa Vista como referência para o país. Com o programa, ela trouxe o conceito da Primeira Infância para as ações práticas. Assim, ela integrou os serviços de saúde, de educação e de proteção social em uma rede que atende a criança desde a barriga da mãe até os seis anos de idade.

Do mesmo modo, ela criou os projetos Crescer, o Cabelos de Prata, o ArtCanto e o Rumo Certo. Na parceria de trabalho com Romero Jucá, nos últimos anos, construiu 40 novas escolas. E ao mesmo tempo, ampliou o Hospital da Criança Santo Antônio, construiu novas Unidades Básicas de Saúde e melhorou o trânsito da capital com as pontes e as ciclovia. Além disso, investiu na Guarda Civil Municipal.

Como resultado, a parceria de trabalho levou à construção de novas praças e parques. Eles são, portanto, espaços que promovem a saúde e a convivência familiar.