Dentro da sua campanha de incentivo à filiação feminina, o MDB RR fez um vídeo em homenagem à vereadora de Boa Vista Regiane Matos. O mandato dela termina neste mês e, por isso, o vídeo mostra o legado de trabalho de Regiane Matos por Boa Vista.
Além de ser eleita vereadora em 2020, Regiane Matos também foi secretária municipal de saúde, onde ajudou na ampliação e implantação de novos serviços. Conforme Rose Brito, presidente do Mulher MDB RR, o trabalho que Regiane fez mostra que as mulheres podem contribuir muito com a melhoria da gestão pública.
“A Regiane se tornou um exemplo para outras mulheres. Isso porque o trabalho que ela fez como vereadora e também como secretária municipal de saúde, trouxeram avanços importantes para a qualidade de vida das pessoas de Boa Vista. É um legado que fica e um exemplo de que as mulheres podem fazer a diferença na política”.
Além de atuar como vereadora e secretária municipal de saúde em Boa Vista, Regiane Matos também disputou as eleições de 2020, onde concorreu ao cargo de deputada federal. No pleito de 2024, ela foi a candidata mulher de Boa Vista mais bem votada. Regiane teve 2.052 e portanto, ocupa a quarta suplência do partido.
“Nós sabemos o quanto o nosso papel é importante num mandato que pode, sim, fazer a diferença na vida das pessoas. Eu acredito muito no poder da mulher da política e sei que temos que lutar para conquistar cada vez mais espaços. Porém, fazer política é uma missão de vida e, por isso, vamos seguir à disposição da nossa população.”
Regiane Matos: conheça o trabalho dela
Como vereadoras, Regiane Matos ajudou a aprovar projetos importantes que refletiram em conquistas para diversas categorias de servidores municipais além de maior proteção para as mulheres. Por outro lado, na Secretaria Municipal de Saúde, a sua atuação contribuiu para a maior ampliação da rede municipal de saúde da história de Boa Vista. Durante a sua gestão, a capital inaugurou nove unidades básicas de saúde, sendo três em locais onde não havia o serviço.
Isso inclui a entrega da primeira Unidade Básica de Saúde da zona rural de Boa Vista, que fica na região do P.A Nova Amazônia. Hoje, 96% da cidade de Boa Vista tem a cobertura dos serviços de saúde com a Estratégia Saúde da Família. Da mesma forma, ela ajudou a capital a ampliar de 60 para 146 o número de equipes do programa Estratégia Saúde da Família. Além de ampliar as equipes de saúde bucal que saltaram de 9 para 50.
Em uma parceria com o Ministério da Saúde, Boa Vista foi selecionada para ser cidade modelo na atenção básica. Assim, a capital recebeu mais 110 médicos do programa Mais Médicos. Regiane também contribuiu com o reforço na prevenção primária com a contratação de mais de 211 agentes comunitários de saúde e mais 30 agentes de endemias.
Mais trabalho por Boa Vista
Na sua gestão, a capital ganhou novas ambulâncias para o SAMU, renovando em 75% a frota do serviço. Da mesma forma, ela implantou novos serviços com o Consultório de Rua, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social e o Castra Móvel que atende à política de saúde para o controle da população de cães e gatos de rua, ajudando na prevenção das chamadas zoonoses. Ela também atuou na implementação de duas unidades móveis de saúde da mulher, que com ofertam consultas ginecológicas, preventivo, além de exames especializados, como mamografia e ultrassonografia.
Na sua gestão, o Hospital da Criança recebeu importantes investimentos, com por exemplo, a readequação do setor de trauma, ampliação dos leitos de UTI e o início da construção de um novo Bloco para aumentar a capacidade de atendimento da unidade. Regiane ainda entregou o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estrutura que complementa a rede de serviços de saúde mental na capital. A unidade realiza cerca de mil atendimentos mensais.
Em maio deste ano, Regiane voltou a exercer a função de vereadora na Câmara Municipal, disputou as eleições e conclui, agora em 31 de dezembro, o seu mandato. Ela permanece na vaga de quarta suplente do partido. A sua história de trabalho serve como incentivo para que outras mulheres participem da política.
Venha para o nosso Time!
Para 2025, o MDB quer ampliar a participação feminina no partido. E, por isso, está fazendo uma campanha de incentivo a filiação de mulheres. Assim, para se filiar, basta acessar o site www.filie.mdb.org.br e preencher as informações. O cadastro é rápido e gratuito.
Clique aqui para assistir ao vídeo de homenagem a Regiane Matos