Os problemas em Caracaraí são muitos. Isso, sobretudo, na esfera que cabe ao Governo de Roraima cuidar. Ou, pelo menos deveria. Quem diz isso são os próprios moradores do município de 23 mil habitantes. Eles alegaram problemas na educação, na saúde, em geração de empregos e renda, bem como nos outros temas.
Muitos desses problemas foram relatados, principalmente, ao Vozes do Interior. A ação, do Time MDB RR, passa uma semana visitando as famílias com um questionário sobre, acima de tudo, as principais necessidades de cada região de Roraima. No caso de Caracaraí, desse modo, os resultados dos dados foram apresentados neste sábado, 2, pela pré-candidata ao Governo de Roraima: Teresa Surita.
A Ana Clara, por exemplo, que estuda em uma escola estadual em Caracaraí, compareceu à apresentação do Vozes e pediu a palavra. Ela, sobretudo, é uma prova dos problemas que os estudantes enfrentam.
“A minha escola não tem uma no quadra para nós praticarmos esporte e a educação física. Me deu até vontade de chorar aqui ao lembrar. Nós queremos esporte e uma educação melhor. Não temos a qualidade no ensino, bem como tecnologia e também não temos uma boa merenda”.
A fala de Ana Clara representa, assim, 31% das famílias que o Vozes entrevistou. Elas disseram, acima de tudo, que o Governo precisa com urgência melhorar os prédios das escolas. Além disso, 25% dos entrevistados falou que a pressa maior deve ser pada melhorar a qualidade do do ensino.
Problemas em Caracaraí na Saúde
A saúde é um dos principais problemas em Caracaraí. Assim, quando o Vozes entrevistou as famílias e perguntou o que elas acham das condições do hospital estadual do município, 56% disse que está ruim. Sobre os remédios, 88% falou que não tem medicamento no Hospital. Um dos moradores que falou dos problemas foi o Edgar de Souza.
“O Hospital do Estado em Caracaraí è muito ruim. A minha esposa já tem uns dias que está com problemas de saúde em um dos pés. Até agora ela não conseguiu nem fazer um exame de raio-x no hospital”.
Emprego e Renda
Um dos grandes problemas em Caracaraí é a geração de emprego e Renda. No questionário do Vozes do Interior sobre em qual área o Governo de Roraima deve investir para mudar esse quadro, 35% disse que o Estado deve focar na agricultura, na pesca e na criação de animais. Por outro lado, 32% falou que o caminho é a indústria, 20% o funcionalismo público e 10% comércios e serviços. O pescador Francisco Amorim é um dos que quer mais atenção no setor.
“A pesca é uma das áreas mais importantes de Caracarai. Sou pescador. Não valorizam o pescador aqui. Eu lembro que o Romero Jucá foi o único que lutou pela categoria dos pecadores”.
Problemas em Caracaraí têm solução
Os problemas em Caracarai foram citados pelos próprios moradores. Ao todo, a equipe do Vozes do Interior ouviu 1.100 famílias. A pré- candidata ao Governo de Roraima, Teresa Surita, diz que os dados ajudam a saber quais são as prioridades do Município.
“Ninguém melhor do que as próprias pessoas de cada local para saber o que elas precisam. Cada região tem a sua particularidade. Os dados coletados são sobre os serviços que competem ao Governo de Roraima”.
O Vozes do Interior tem percorrido os municípios de Roraima para, sobretudo, montar um plano de governo para os próximos anos. Este, assim, vai ser registrado em um cartório. Romero Jucá, líder do Time MDB RR, diz que Caracarai é um município importante para o Estado.
“Caracarai sempre foi importante na história de Roraima. É um município que sempre tive muito carinho. Cada região tem seus potenciais e dificuldades. Do mesmo modo, é ouvindo as pessoas que a gente sabe as necessidades de cada região. É assim, portanto que se faz política”.
Time MDB Por Aí
Além do Vozes do Interior no sábado em Caracaraí, o Time MDB RR esteve domingo em Rorainópolis. No município, o vereador Adriano Souza lançou a sua pré-candidatura a deputado estadual pelo PL. O partido é parceiro do MDB nas eleições 2022. Inclusive, o pré-candidato a vice- governador, Édio Lopes, é presidente da sigla em Roraima.