No momento você está vendo Prestação de Contas: MDB RR faz encontro com as Executivas Municipais
MDB RR reuniu as Executivas Municipais para tratar da Prestação de Contas Partidária

Prestação de Contas: MDB RR faz encontro com as Executivas Municipais

A prestação de contas partidárias é um tema importante para o Time MDB RR. Por isso, a Executiva Estadual, sob o comando do seu presidente Romero Jucá, promoveu nesta segunda-feira (15), um encontro com os presidentes e representantes das executivas municipais sobre o tema. 

“Estamos trabalhando para que os nossos presidentes de Executivas Municipais possam fazer um bom trabalho. E fazer uma boa prestação de contas é fundamental para o desenvolvimento das atividades do partido”, disse Romero Jucá.

O encontro, organizado pela coordenação administrativa do MDB RR, contou com a participação de representantes de nove executivas municipais do partido, além de  Diretor Financeiro do MDB Nacional, Gilberto de Loyola. 

Desta forma, o momento serviu para atualizar os representantes das Executivas Municipais sobre as atualizações para as prestações de contas referentes às eleições 2024 e para tirar dúvidas sobre os principais pontos desse processo. 

Conforme explicou o Tesoureiro do MDB RR, Clair Vanzo, o partido tem uma preocupação especial em oferecer esse suporte especializado aos seus presidentes de diretórios municipais. 

“A prestação de contas partidárias é um tema que exige muita atenção, porque estamos tratando de recursos públicos. Por isso, o MDB coloca à disposição um contador e um advogado especialmente para acompanhar os diretórios municipais e garantir que todos cumpram o que diz a lei. E assim, tenham suas contas devidamente aprovadas junto à justiça eleitoral”. 

Prestação de Contas: os candidatos são responsáveis por suas prestações 

O ano de 2024, é ano eleitoral. E além da prestação de contas partidárias, os recursos do Fundo Eleitoral também são repassados para a utilização dos candidatos e candidatas do partido.

Esse tema, por exemplo, foi motivo de dúvida no encontro. Contudo, o tesoureiro do MDB RR, Clair Vanzo, trouxe o que diz a lei e deixou claro que, cada candidato têm a responsabilidade exclusiva e individual sobre a sua prestação de contas eleitorais.

“Um dos primeiros atos que todo candidato e candidata deve seguir é contratar um advogado e um contador. Inclusive, ele dependerá desses dois profissionais para fazer qualquer movimentação, usando os recursos do fundo eleitoral. E prestação de contas onde não há custos com o contrato de um advogado e um contador, são rejeitadas”.